segunda-feira, 21 de junho de 2010

Do DNA às proteínas

E isso ai pessoal,
A essa altura, você já deve ter aprendido como é o DNA, porque ele tem a função transmitir características hereditárias (pense na replicação), como ele possui um código que resultará em uma característica (pense na transcrição e tradução).
Replicação, Transcrição e Tradução são as 3 palavras-chaves para a nossa próxima prova, mas mais do que isso, devemos pensar nesse processo como um todo, contextualizado dentro do ciclo celular. Apesar de aparentemento muito abstrato, ele está acontencendo agora, em várias células do nosso corpo, e é fundamental para seu bom funcionamento. Mudanças no DNA podem resultar em uma série de doenças, o que veremos melhor nos seminários.
O vídeo abaixo, é uma animação que mostra desde a síntese do RNA-mensageiro (transcrição) até a síntese protéica (tradução). Como os outros, ele está em inglês, mas é válido para a visualização do processo. Qualquer dúvida, entre em contato (presencial ou virtualmente).

4 comentários:

  1. Isabel, tenho uma duvida com relação a uma questao que eu vi em uma prova sua do ano passado que eu nao entendi, é a seguinte:

    - Levando em consideração as diferanças entre as estruturas da molécula de ADN e ARN, é possível deduzir as porcentagens das bases presentes em uma molecula de ARN? Em caso afirmativo, forneça as porcentagens para uma molecula de RNA que possua 36% de uracila dentre as suas bases nitrogenadas.

    se vc puder simplificar mais ou menos qual o reciocínio da questao ficaria muito feliz. obrigada :)

    ResponderExcluir
  2. Bom, vamos pensar no seguinte: por que podemos deduzir as proporções das bases no DNA? Agora compare a estrutura do DNA com a do RNA. Seria possível fazer o mesmo com o RNA (deduzir a proporção das bases) considerando a estrutura desta molécula?

    ResponderExcluir
  3. Bem, podemos deduzir as proporçôes das bases do DNA por elas formarem pares de bases especificos, ja que o DNA tem fita dupla; então, como o RNA tem fita simples não será possível deduzir a proporção?

    ResponderExcluir